As 5 melhores ondas em Portugal
Estas praias são paragem obrigatória para os adeptos do surf
Esta pacata cidade piscatória na costa do centro de Portugal possui a onda mais famosa do país. A Nazaré nunca teve uma relação fácil com o oceano, pois as suas tempestades e ondulações tiraram a vida a pescadores e destruíram a vida dos seus familiares. Em 2011, o havaiano Garret McNamara surfou nelas para saltar diretamente para o Livro de Recordes do Guiness, por ter surfado na maior onda da história.
Um pouco mais a sul da Nazaré, encontramos Peniche que se deu a conhecer muito antes. É uma praia aberta com quebra de onda que atinge quase 6 metros. Supertrubos encontra-se na península de Peniche e conta com ondas em todas as direções, independentemente do vento e do swell. Peniche tornou-se no destino de surf mais visitado, mesmo não tendo o encanto de outros locais. Contudo, as suas ondas são constantes e satisfazem as expetativas a todos os níveis.
Para muitos, detém a melhor onda em Portugal. Coxos fica a norte da Ericeira. Trata-se de um tubo de direitas que quebra sobre rochas planas. Funciona melhor com a maré baixa e quando se forma, é verdadeiramente potente. Para além disso, Coxos possui um acesso fácil, exceto o caminho de água, que está repleto de belos ouriços-do-mar e de rochas afiadas. A Ericeira ganhou o nome de Reserva Mundial de Surf, o que significa que, para ser considerada uma das melhores ondas para surfar, qualquer alteração em terra ou no mar, que possam alterar a zona de rebentação, deverá ser votada por uma comissão de surfistas locais.
É igualmente conhecida como o berço do surf português, estando situada a apenas 20 minutos da capital, Lisboa. A praia tem cerca de um quilómetro e meio e possui vários picos para os principiantes aprenderem e os mais experientes aperfeiçoarem os seus tubos. É uma quebra de onda de praia rápida, com um tamanho considerável e de água cristalina, o que é estranho por se tratar de uma praia de cidade.
Buarcos é uma pequena vila piscatória na costa central, perto da Figueira da Foz. É provavelmente a onda mais comprida de Portugal, podendo alcançar os 200 metros com a maré alta. Poderá não ser possível surfar no tubo, mas a praia proporciona um surf de elevada qualidade e a onda é bastante comprida. Por outro lado, observamos que a remada será sempre maior. Contudo, compensa, pois isto poderá manter a quebra por mais tempo.